sábado, 16 de junho de 2012

Secretário da Educação visita Itaqua.



Meus amigos, que noticia maravilhosa de saber, o secretario da educação virá nos visitar, isso bom para nós. Interessante ressaltar sobre o nossos Polo 4 e 7, estão encaminhado, resultando em uma grande melhororia. 

Na próxima segunda-feira (dia 18), a partir das 8h30, o secretário estadual de Educação, professor Herman Jacobus Cornelis Voorvald estará no município de Itaquaquecetuba para realizar uma reunião de trabalho junto aos diretores de escolas estaduais, professores e funcionários que atuam nas Diretorias Regionais de Ensino de Mogi das Cruzes, Suzano, Guarulhos Norte, Guarulhos Sul, Jacareí, Taubaté, São José dos Campos, Caraguatatuba, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. 

"Trata-se de uma reunião de trabalho com os profissionais de Educação da Rede Pública Estadual, na qual o secretário fará uma devolutiva referente às reuniões, no ano passado, em que ele esteve ouvindo as solicitações das Diretorias de Ensino da região", explica a dirigente regional de Ensino de Itaquaquecetuba", Rosania Morales Morroni. 

Rosania explica que o encontro vai reunir "os 11 municípios que fazem parte do Polos 4 e 7. E Itaquaquecetuba faz parte do Polo 7". Segundo ofício encaminhado pela Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba, a chegada do secretário Voorvald no local está prevista para ocorrer a partir das 8h30. O Salão de Festas Perez fica à Rua Ferraz de Vasconcelos, 400, Monte Belo, em Itaquaquecetuba.


Minha Itaqua

Amo por demais Itaqua, e sei que muitos não sabem a história desse município, então resolvi pesquisar um pouco sobre e repassar a você essa informação. 
O município de Itaquaquecetuba foi fundado aproximadamente entre 1560 e 1563por jesuítas liderados pelo padre José de Anchieta, próximo a região do Rio Tietê, os primórdios do município se baseiam na capela católica de Nossa Senhora d'Aguda que foi fundada pelo próprio padre. 

(Foto/ Itaqua Prefeitura)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Itaquaquecetuba é o que tem a maior incidência de pobreza da Região do Alto Tietê e o quarto mais pobre do Estado de São Paulo. Essa afirmação tem como base o Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003 divulgado pelo IBGE. O mapa traz uma série de indicadores e utiliza como base: As Pesquisas de Orçamentos Familiares 2002/2003 e o Censo de 2000, e de acordo com o IBGE. A pobreza é definida a partir de critérios técnicos, definidos por especialistas que analisam a capacidade de consumo das pessoas, sendo considerada pobre aquela pessoa que não consegue ter acesso a uma cesta alimentar e de bens mínimos necessários para a sua sobrevivência.
Amo, esse município e sei que pode melhorar. 

Bom com o passar de alguns anos, isso foi uma realidade da nosso município mais, com os anos estamos alcançando um futuro melhor a nossa população. 

Nossa população esta divida em 



Cor/RaçaPercentagem
Brancos41,9%
Negros11,6%
Pardos42,4%
Amarelos3,4%
Indígenas0,7%
Fonte: IBGE



Meio Ambiente
O município faz parte de uma áera de proteção ambiental onde é  instalado um parque, o Parque Várzeas do Tietê. O parque está localizado nas áreas de várzeas do Rio Tietê entre os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Guarulhos.

O Parque foi criado a partir do Parque Ecológico do Tietê que já tem vários atrativos, como a trilha para caminhadas, Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, Biblioteca, Palco para Shows, 5 quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, playgrounds, áreas de ginásticas, quiosques com churrasqueiras, aluguel de pedalinhos, barcos e bicicletas. Há também um trenzinho (serviço terceirizado) que percorre a trilha de 4 km, onde o visitante pode conhecer melhor a fauna e flora do parque.
Com uma área de cerca de 81 km² o município possui uma população estimada em 321.854, segundo dados do IBGE, o município possui numa densidade demográfica de 3.935,75 hab/km.
AnoPopulaçãoHomensMulheresPopulação UrbanaPopulação Rural
2000272.942136.213136.729272.9420
2010321.854158.597163.257321.8540

Economia 
O município tem forte vocação industrial, e possui cerca de 450 indústrias de acordo com a Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (FEMPI). São indústrias diversificadas presentes notadamente em três pólos industriais consolidados, que são atraídas pela Rodovia Ayrton Senna da Silva que corta o município.
Existem investimentos por parte da administração municipal para atrair mais indústrias ao município. Segundo o presidente da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (FEMPI) a mão-de-obra local é barata e está sendo construído um terminal de cargas, o que representa um grande incentivo para a vinda de novas indústrias.
Um dado de 2007 indicou que 27% da população de Itaquaquecetuba não tem emprego formal no município. Isso segundo a então secretária de educação Marina Della Vedova se deve a falta de qualificação dos habitantes do município.
Estamos torcendo para que isso se concretize melhoraríamos nossa região oferecendo, oportunidade de emprego ao nossos jovens.

( Foto de itaqua, atualmente)